GESTÃO DE ATIVOS

  A gestão de ativos consiste em boas práticas que podem ser utilizadas pelas organizações em seu processo de controle de ativos e que buscam alcançar um resultado desejado e sustentável. O IAM (Institute of Asset Management) define Gestão de Ativos como sendo a ação coordenada de uma organização para realizar valor com seus ativos.
Um ativo se caracteriza por todo objeto, tangível ou intangível, que uma empresa pode controlar, por exemplo:

  • Equipamentos de TI
  • Contratos
  • Equipamentos utilizados no processo de produção, caracterizando o maquinário
  • Marcas
  • Ferramentas e materiais
  • Know-how
  • Ferramenta de trabalho disponibilizado aos funcionários, por exemplo: veículos, telefones, celulares, tablets, notebooks, desktops, impressoras, etc.
  • Inservíveis (sucatas) e/ou subprodutos da produção.

A gestão de ativos refere-se a gestão de todo o ciclo de vida de um ativo, desde sua aquisição até o seu descarte. Neste tipo de gestão devem ser considerados todos os controles necessários para garantir o registro de detalhes e valores de um ativo, que devem estar condizentes com os dados registrados no sistema/software utilizado, e deve garantir o controle de entrada e saída, reposições e reconciliação do balanço do estoque. Normalmente uma organização pode considerar o Ciclo_PDCA para criar seu processo de gestão de ativos.

Benefícios:

 A gestão de ativos é fundamental para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização. Desta forma, cada organização poderá focar nos benefícios que trarão maior ganho a sua empresa:

  • Rastreabilidade dos ativos;
  • Otimização do uso dos ativos em todo seu ciclo de vida;
  • Aumento da disponibilidade dos ativos;
  • Redução dos custos em reparos e aumento de produtividade;
  • Melhoria do planejamento das ações sob os ativos;
  • Qualidade dos serviços prestados aos clientes;
  • Maximização dos resultados da empresa;
  • Segurança e conformidade com as regulamentações
As principais vantagens na venda de um ativo são que libera espaço físico, entra um recurso financeiro não esperado no caixa e no bottom-line da empresa, e dá uma destinação sustentável e ambientalmente correta para o ativo inservível. A GDALeiloar se especializou aos longos dos anos em prestar todos esses serviços aos seus clientes, com o objetivo de gerir e transacionar ativos em desuso, hibernados, inservíveis e subprodutos de produção. Nos adequamos aos critérios de governança corporativa e Compliance de nossos clientes, buscando a maximização do valor de venda e a destinação sustentável em relação ao meio ambiente e a sociedade. Realizamos a gestão de ativos através de uma equipe especializada e capacitada, bem como, a utilização de softwares que consistem em cinco processos básicos para a gestão de ativos: redução de custos e perdas; adequação ao perfil de venda e demanda dos inservíveis; sinergias operacionais; padronização no fluxo de saída de ativos e rastreabilidade. Tudo isso para controlar todo o processo logístico desde a necessidade de aquisição de ativos até a disponibilização para o usuário final. Utilizamos o sistema de WMS (Warehouse Management System) como ferramenta necessária para gestão de armazenagem dos ativos; desde sua aquisição até a efetiva expedição a seus compradores.

Descrição macro dos módulos disponíveis:

Módulo de WMS
Responsável por toda a gestão de armazenagem dos ativos, desde sua aquisição até a efetiva expedição a seus compradores, passando pelos processos de conferência de entrada, etiquetagem (nº do patrimônio), localização, movimentação interna, gestão de armazéns e estoques, gestão 2D de áreas de armazenamento, separação e expedição com a possibilidade de geração de notas fiscais de saídas. Principais pontos: Realiza cálculo de consumo automático. Considera se possui requisições abertas. Cálculo considera período permitindo cálculos sazonais. Apontamento de produtos críticos. Gera requisições automaticamente.

Módulo de auditoria
Uma boa gestão logística depende de auditorias constantes e inventários periódicos. O CLIF possui ferramentas que permitem fazer checagem rotativas em três níveis de controle.

Count Back
Rotina que obriga o operador a contar os produtos armazenados na posição após efetuar um picking.

Inventário
Processo contábil e fiscal que permite fazer ajustes de quantidades e valores estocados.

Relatórios
Incontáveis são os relatórios disponibilizados pelo sistema. Todos possuem telas de filtragem completas e permitem exportar os relatórios em até 9 formatos diferentes, os mais utilizados pelo mercado.

Módulo B.I.
Business Intelligence O CLIF possui internamente, ferramentas para extração de dados e análise comportamental sobre a gestão de ativos. Uma funcionalidade que se destaca é o que chamamos de durabilidade de estoques. Para isso o sistema utiliza métricas de CMM Consumo Médio Mensal) e CPS (Consumo por Sazonalidade). Venha conhecer o nosso trabalho entrando em contato conosco, pois teremos o prazer em atendê-los e iniciarmos uma parceria.

Auditoria
Rotina semelhante a um inventário contábil para identificar possíveis distorções entre os dados físicos e teóricos.

VENDA DE ATIVOS

 Em momentos desafiadores como o atual, em que planam incertezas sobre a economia, o planejamento para o futuro e tomada de decisões são tarefas importantes dentro das empresas. Um grande desafio para gestores e empresários é compreender a função e aplicação de seus ativos, analisando quais estão parados, improdutivos e saber como trabalhá-los em uma Recuperação de Capital, além de liberar espaço físico e possibilitar uma destinação sustentável e ambientalmente correta para o ativo inservível. Por isso, cuidamos do processo de vendas do começo ao fim, através de uma plataforma própria, adequando-nos aos critérios de governança corporativa e Compliance de nossos clientes, buscando a maximização do valor de venda e a destinação sustentável em relação ao ambiente e a sociedade. Podendo ser aplicado nos mais variados segmentos, sejam eles do setor público ou privado, e até mesmo para pessoas físicas, sempre que uma empresa ou uma pessoa optar pelo processo de venda de ativos é fundamental compreender quais passos devem ser seguidos para se alinhar ao cenário e ter premissas acertadas para estruturar a operação.

Avaliação

 Estudo sobre o ativo e seu valor neste momento. Esta etapa envolve conhecimento do estado geral, históricos de manutenção, custos de retroffiting e recondicionamentos, aplicações, defasagem tecnológica e gastos indiretos como remoção e logística, devem estar no radar do gestor, que além destes pontos deve compreender que o valor dos ativos muitas vezes não se refletirá no real valor de mercado do bem e na capacidade de investimento por parte de compradores.

Compliance

 Compreender que no processo de venda, a oferta deve ser tratada de forma imparcial nas negociações; ter processos transparentes e auditáveis; atender às melhores práticas de direcionamento e governança; irão ser fundamentais nas organizações, tanto para quem vende, como para quem compra, validando todas as etapas e o melhor resultado. O mundo digital trouxe um radar maior em cima de todos os processos que favorecem a gestão e direcionamento dos projetos.

Soluções de Venda

 Identificar o melhor modelo de venda para os ativos (Leilão, Venda Direta, Parcial…) e saber como todos os potenciais compradores sejam comunicados, exigirá compreender a força do canal , sua experiência e serviço agregado do prestador, além de sua responsabilidade por todo o processo – da preparação, avaliação, comunicação, homologação dos compradores e determinar o cumprimentos das regras e condições gerais para a venda, finalizando o processo até a retirada do ativo pelo comprador. Realizamos também leilões Beneficentes e exclusivos para funcionários.

Marketing

 Reforçando a etapa de Soluções de Venda, a parceria do cliente e vendedor exigirá estratégias de comunicação e marketing, que valorize o projeto e destaque os ativos, além de um enorme foco na geração de leads qualificados. Soluções como: transmissões ao vivo das ofertas, mídias de performance, mídias digitais, entre outras ações que abrangem ferramentas específicas para dialogar com o consumidor serão eficazes para gerar as conversões necessárias.

Sabemos que todo equipamento, móvel ou ferramenta, possui uma vida útil e nós realizamos o controle deste ativo para que ele não se desgaste de forma incorreta.

Alguns itens ficam parados por muito tempo em um depósito porque perderam a serventia para aquela empresa, porém, ela pode ser considerada muito útil para outras empresas.

Após o reconhecimento desta possibilidade, anunciamos o item para outras empresas que podem ter interesse em adquirir algo em boas condições de conservação.

Com os leilões, os itens podem ser adquiridos por outras empresas e concretizamos a venda entre ambas.

Leiloar

atendimento@gdaleiloar.com.br

Tel: 55 11 3791-2211 / 3791-2255

Travessa Igaratá, 67 sala 01

Vila Marajó - CEP: 07042-110 - Guarulhos / SP

Teve algum problema com a GDA - leiloar?

Faça uma denúncia

CNPJ: 39.536.965/0001-39 | GDA Leiloar Gestão Digital e Intermediação de Ativos LTDA